sexta-feira, 22 de julho de 2011

Como um tetraplegico usa o computador? Você sabe?

Muitas pessoas tem dúvidas de como uma pessoa com tetraplegia pode usar um computador sozinha, navegando e escrevendo textos. Certamente essas pessoas utilizam-se de orteses para que possam usar o teclado normal, sendo que normalmente essa ortese é feita para ser usada com a boca ou para os que tem uma mobilidade um pouco maior, utiliza-se um trackball.

Depois da novela Viver a Vida ficou muito mais simples entender que um deficiente consegue fazer quase tudo, basta para isso ter o equipamento que o auxilie. Hoje temos vários programas e orteses para auxiliar a pessoas que tem paralisia severas para usar o computador.

O Leandro Portella do blog Ser Lesado postou há um tempo atrás um vídeo de como ele usa a ortese para teclar e navegar no seu micro. Achei o vídeo bem interessante e com certeza vale a pena vê-lo:



Para quem se interessou nas tecnologias de orteses e programas para deficientes fisicos poderem utilizar computadores, pode dar uma olhada no site da Brasil Media, que ele traz mais algumas informações sobre outras tecnologias assistivas.

3 comentários:

  1. Seguindo!
    Te aguardo no meu!
    Beijinhos!

    http://ervamatee.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Estou seguindo...
    Se puder segue também ?

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante e útil teu blog, parabéns!

    Conheci em uma comunidade e estou seguindo! Segue meu blog também? http://rejanebruck.blogspot.com
    Beijo!

    ResponderExcluir